quinta-feira, 2 de abril de 2015

Quer explorar um asteroide? A NASA deixa










Chama-se Vesta Trek e funciona como o Google Maps, só que em vez de ruas permite-lhe explorar a superfície do asteroide Vesta, um dos maiores do sistema solar. A plataforma foi anunciada pela NASA esta semana e já está disponível para ser utilizada.

A plataforma foi desenvolvida pelo Lunar Mapping and Modeling Project, um departamento especializado na produção de materiais que permitam a visualização da superfície da Lua. Esta é a primeira vez que produzem materiais para outro corpo celeste.

Para criar as imagens foram usados dados retirados pela sonda Dawn, entre 201 e 2012. A Vesta Trek foi desenhada para uso de estudantes, profissionais ou entusiastas, e conta com um mapa em 2D ou 3D do asteroide. O utilizador pode explorar cada parte do Vesta, bem como saber as suas características, como composição das rochas ou distâncias entre uma cratera e outra.

Além disso, tem também uma ferramenta que permite imprimir um modelo do Vesta usando uma impressora 3D. Outra das funcionalidades inclui um simulador de voo, para saber qual a sensação de pairar sobre o Vesta.

O Vesta foi descoberto em 1807 e tem um diâmetro de 525 quilómetros - é o segundo maior do sistema solar. E pode ficar a conhecê-lo aqui.

Imagens: NASA

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário