domingo, 19 de abril de 2015

Chuva de minhocas na Noruega. Sim, minhocas!

Chuva de minhocas na Noruega. Sim, minhocas!

How earthworm rain happens

Um biólogo norueguês foi fazer esqui e deparou-se com este estranho fenómeno. Quando o relatou, percebeu-se que havia acontecido noutras ocasiões.

Uma chuva de homens está imortalizada na canção das Weather Girls (1982). Várias chuvas de pássaros mortos surpreenderam o mundo no início desta década. E agora há uma chuva de minhocas a abrir os noticiários da Noruega. Isso mesmo, minhocas.

O biólogo norueguês Karsten Erstaf foi fazer esqui quando se deparou com milhares de minhocas espalhadas no solo, sobre a neve. De início, segundo relatou ao The Local, achou que estas estavam a sair da terra, mas, pensando melhor, com cerca de 50 centímetros de neve, as minhocas estariam congeladas. E estas estavam vivas. A única hipótese era terem caído do céu.

Segundo o biólogo, havia cerca de 20 minhocas por metro quadrado e, no total, eram aos milhares as minhocas espalhadas na neve.

Quando a história surgiu nos noticiários nacionais percebeu-se que havia mais relatos como este. O biólogo não fora o único a ver chover minhocas. "É muito peculiar. Não percebo porque tanta gente o viu. Não sei se houve algumas condições atmosféricas especiais", comentou Karsten Erstaf.

De acordo com a BBC, não havendo certezas acerca do que originou tão estranho fenómeno, acredita-se que as minhocas tenham sido levadas pelo vento e que tenham caído do céu em várias regiões da Noruega.

Apesar de raro, diz a BBC, o fenómeno não é inédito. Em abril de 2011 já se terá verificado na região de Edimburgo, Escócia.