domingo, 26 de abril de 2015

Terra sofre ameaça potencial de impacto de cerca de 500 asteroides


Cerca de 500 asteroides ameaçam potencialmente a Terra, um problema para o qual especialistas da Agência Espacial Europeia (ESA) encontraram soluções que parecem ter saído de um filme de ficção científica.

«Temos cerca de 500 objectos próximos à Terra (NEO, na sigla em inglês) identificados que poderiam, dentro de 100 anos, eventualmente tocar a terra, mas a probabilidade é muito baixa, em alguns casos de um num milhão», explicou Detlef Koschny, chefe do sector de NEO na ESA.

«Seguimos os seus caminhos, tentamos prever o que poderiam ser e se, eventualmente, representarão um risco», explicou Koschny a partir do centro operacional dos NEO na cidade italiana de Frascati, perto de Roma.

«Em caso de perigo real, temos duas soluções actualmente viáveis», acrescentou o especialista. «O primeiro é o acidente de movimento cósmico», disse.

«Imagine um veículo, que é o asteroide, e um outro veículo, que é a nossa ferramenta, colidindo com ele e deslocando-o da sua trajectória. Por conta da pressão, é possível desviá-lo gradualmente da Terra», afirmou.

«A segunda solução é destruir o asteroide com a ajuda de uma explosão nuclear», acrescenta Koschny.

A questão é: Como observar um objecto espacial a viajar a 3.600 km/h com um outro objeto lançado para interceptá-lo à mesma velocidade?

«A partir de uma experiência americana chamada Deep Impact sabemos que é possível alcançar todos os objectos maiores que 100 metros de diâmetro. Encaminhamo-nos provavelmente para os satélites autoguiados por uma câmara, porque não teríamos tempo para dirigi-los a partir da Terra», explica o cientista.

Segundo vários especialistas, 75% das diferentes formas de vida na Terra, inclusive os dinossauros, desapareceram por causa da queda de um enorme asteroide há 65 milhões de anos.

«Devemos estar preparados, o despertador já soou, mas teimamos em desligá-lo», afirmou.


Sem comentários:

Enviar um comentário