A agência espacial norte-americana vai lançar um rochedo para a órbita da lua para estudar formas de defender o planeta do impacto de asteróides
A NASA planeia cortar um pedaço de um asteróide com um braço robótico e lançá-lo para a órbita da lua para estudar o rochedo. A missão, intitulada Redireccionar Asteróides, vai permitir à agência estudar tecnologias que podem ser usadas para levar humanos até Marte.
A agência também irá estudar técnicas que podem ser usadas para atirar um asteróide fora de curso quando um vier em direcção ao planeta Terra.
A missão será executada apenas em 2019. Nesse ano, os cientistas irão escolher um asteróide e, no ano seguinte, uma nave espacial não-pilotada será enviada com um braço robótico para cortar uma parte do asteróide. Já foram identificados três candidatos e a agência planeia encontrar mais. Depois serão analisados pela forma, tamanho e órbita.
A mesma tecnologia poderá ser usada para redireccionar asteróides. A nave espacial com braços robóticos poderá viajar até ao asteróide e a sua gravidade poderá atirar o asteróide para fora de curso, sem sequer tocar-lhe. Isso funcionará ainda melhor se o robô conseguir agarrar um rochedo e assim aumentar a sua massa e força gravitacional.
fonte: Sábado
Sem comentários:
Enviar um comentário