terça-feira, 28 de abril de 2015

NASA usa rochedo para evitar asteróides


A agência espacial norte-americana vai lançar um rochedo para a órbita da lua para estudar formas de defender o planeta do impacto de asteróides

A NASA planeia cortar um pedaço de um asteróide com um braço robótico e lançá-lo para a órbita da lua para estudar o rochedo. A missão, intitulada Redireccionar Asteróides, vai permitir à agência estudar tecnologias que podem ser usadas para levar humanos até Marte.

A agência também irá estudar técnicas que podem ser usadas para atirar um asteróide fora de curso quando um vier em direcção ao planeta Terra.

A missão será executada apenas em 2019. Nesse ano, os cientistas irão escolher um asteróide e, no ano seguinte, uma nave espacial não-pilotada será enviada com um braço robótico para cortar uma parte do asteróide. Já foram identificados três candidatos e a agência planeia encontrar mais. Depois serão analisados pela forma, tamanho e órbita.

A mesma tecnologia poderá ser usada para redireccionar asteróides. A nave espacial com braços robóticos poderá viajar até ao asteróide e a sua gravidade poderá atirar o asteróide para fora de curso, sem sequer tocar-lhe. Isso funcionará ainda melhor se o robô conseguir agarrar um rochedo e assim aumentar a sua massa e força gravitacional. 

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário