quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dente no nariz


Médicos removem dente de nariz de homem

Hemorragias nasais são comuns em crianças e adultos jovens, mas hemorragias nasais frequentes num homem acabou por ter uma causa bastante incomum.

Ele tinha um dente no seu nariz, de acordo com um novo relatório do seu caso. 

Depois de sofrer de hemorragias nasais, uma ou duas vezes por mês, durante três anos, um homem de 22 anos na Arábia Saudita consultou um médico, que encontrou, uma massa óssea branco-marfim, com cerca de um centímetro no nariz do homem.

Os médicos consultaram colegas dentistas, que concluíram que a massa era na verdade um dente extra que, de alguma forma acabou crescendo no seu nariz, segundo o relatório. O paciente tinha um conjunto bem alinhado e completo de dentes na boca.

Os médicos tiraram o dente extra depois de colocar o homem sob anestesia geral e o paciente completamente curado, deixou de ter hemorragias nasais, três meses depois, de acordo com o relatório, publicado em julho na revista American Journal of Case Reports.

Dentes extras não são incomuns, e podem até mesmo crescer de cabeça para baixo, mas eles raramente crescem por na cavidade nasal, disse o Dr. John Hellstein, dentista e professor de Patologia Bucal da Universidade do Iowa, EUA, que não esteva envolvido no caso.

É surpreendente que o dente nasal tenha passado assim tanto tempo despercebido, afirmou Hellstein. Algures entre 0,15 e 3,9% das pessoas têm mais dentes do que o normal, descobriram estudos.

O paciente, neste caso, provavelmente tinha mesiodens, um tipo comum de dente extra, que se encontra em torno dos dentes incisivos, disse Hellstein. Não está claro por que algumas pessoas desenvolvem dentes extras.

No entanto, pensa-se que factores genéticos podem desempenhar um papel. Uma condição que está associada com dentes extra é o lábio leporino e fenda palatina, que é um defeito de nascimento no desenvolvimento facial e muitas vezes é reparado por cirurgia.


Sem comentários:

Enviar um comentário