quarta-feira, 22 de abril de 2015

Aprenda a capturar um mosquito


Cientistas do Instituto de Higiene e Medicina Tropical pedem ajudam aos portugueses na deteção de insetos que podem "transportar" doenças: Capturem e enviem mosquitos pelo correio!

O projeto chama-se "mosquitoWEB" e convida os portugueses a capturar e enviar mosquitos pelo correio. A ideia dos cientistas do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa é detetar, o mais rapidamente possível, espécies exóticas que possam "transportar" doenças como o dengue, a malária ou a febre-amarela.

Lançado há um ano, e apesar dos vídeos a explicar como capturar os mosquitos, o "mosquitoWEB" ficou, no entanto, abaixo das expectativas.

À TSF, a investigadora Carla Sousa explica que apenas receberam sete "encomendas", num total de 60 insetos dos quais só 24 eram mosquitos. Os responsáveis acreditam que estes números tão baixos se devem à falta de divulgação do projeto.

Nas sete encomendas recebidas não estava nenhuma das espécies mais procuradas pelos cientistas: o mosquito tigre (Aedes albopictus) ou o mosquito da febre-amarela (Aedes aegypti).


fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário