terça-feira, 28 de abril de 2015

Um quarto dos espanhóis acha que o Sol anda à volta da Terra


Fotografia © NASA/ESA

30 por cento dos espanhóis acham que os dinossauros coabitaram com os humanos. Mas serão assim tão diferentes da média europeia?

Uma sondagem recente revelou que 25 por cento dos espanhóis não sabem que a Terra gira à volta do Sol, 30 por cento acham que os humanos viveram ao mesmo tempo que os dinossauros, e 46 por cento acham que os antibióticos curam doenças causadas por vírus.

O inquérito da Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (Fecyt na sigla espanhola), apresentado a semana passada e citado pelo jornal El País, mostra níveis baixos de literacia científica, mas os valores melhoraram em relação a 2006, e são mais altos na geração mais jovem.

Embora 25 por cento dos espanhóis não saibam que a Terra gira à volta do Sol, em 2006 esse valor ascendia aos 40 por cento. E este ano, quando se olha apenas para a faixa etária entre os 18 e os 24 anos, só 23 por cento não sabem a resposta certa. Já acima dos 65 anos, são 42% que se enganam.

Esta separação levou a secretária de Estado Carmen Vela, que apresentou os resultados do inquérito, a lamentar a diferença geracional na literacia científica. Vela sublinhou que também existe uma diferença entre os géneros. "A diferença geracional é realmente preocupante", assinalou, citada pelo El País. "Pode dever-se à baixa visibilidade que se dá às mulheres cientistas".

No entanto, não estarão assim tão distantes da média europeia. O inquérito do Eurobarómetro em 2005 mostrava que 29 por cento dos europeus achavam que o Sol girava à volta da Terra - um número superior ao obtido em Espanha este ano. 23 por cento achavam que os humanos tinham coabitado com dinossauros, e 17 por cento diziam mesmo que a Terra demora um mês a dar a volta ao Sol. Nessa sondagem, Portugal tinha uma percentagem de 52 por cento de respostas certas às várias perguntas de conhecimento científico, abaixo da média europeia de 66 por cento.

Também fora da Europa os números coincidem aproximadamente com estes valores. Um estudo de 2014 mostrou que, nos Estados Unidos, um em cada quatro americanos não sabe que a Terra gira à volta do Sol. E em 2013 uma investigação da Academia Australiana de Ciências mostrava que nesse país só 59% dos australianos sabiam dizer que a Terra demora um ano a dar uma volta ao Sol.


Sem comentários:

Enviar um comentário