segunda-feira, 13 de abril de 2015

Cientista da NASA prevê que em dez anos haverá provas de vida extraterrestre


Fotografia © D.R.

O mundo está próximo de encontrar novas formas de vida, mesmo que não seja na forma de pequenos homenzinhos verdes, garantiu a cientista Ellen Stofan.

O mundo está próximo de encontrar as provas de que existe vida para além da Terra, garante uma cientista da NASA.

Durante um painel que reuniu um conjunto de especialistas para falar sobre a água no universo, Ellen Stofan, cientista da NASA, deu a conhecer ao público a sua convicção: "Julgo que vamos ter fortes indícios de vida para além da terra dentro de uma década, e julgo que vamos ter provas definitivas dentro de 20 a 30 anos". Segundo a especialista, os cientistas estão cada vez mais certos do que procuram e onde o devem procurar. "Na maioria dos casos, temos tecnologia e estamos a implementá-la. Estamos definitivamente a caminho", sublinhou Stofan.


A própria NASA já admitiu que as descobertas do telescópio Hubble têm sido chave para os avanços na procura de vida extraterrestre, e o facto de os cientistas estarem a encontrar água em vários corpos celestiais, nomeadamente em Ceres, o planeta anão, ou em Europa, uma das luas de Júpiter, parece mostrar que há outras formas de sobrevivência diferentes da do planeta azul.

Ainda assim, a cientista da NASA adverte: "não estamos a falar de homenzinhos verdes". Ou seja, quando finalmente a Humanidade for capaz de detetar vida extraterrestre, é pouco provável que se depare com civilizações alienígenas altamente avançadas. Os especialistas referem que esta vida além da Terra não deverá consubstanciar-se em mais do que microorganismos mas, mesmo assim, a hipótese não deixa de ser aliciante.

No mesmo painel, o antigo astronauta John Grunsfeld sublinhou que os tempos são "entusiasmantes" e deixou a questão: "quem sabe qual será o aspeto dessa vida extraterrestre?". Até porque, acrescentou, quanto mais nos afastarmos de Marte, menores serão as possibilidades de encontrar formas de vida semelhantes com a nossa.