terça-feira, 14 de abril de 2015

Irá atingir a Terra o asteróide 2012 TC4 em 2017?


nasa.gov / Don Davis

A 12 de outubro de 2017 está previsto que o asteróide 2012 TC4 passar tão perto da Terra que poderá haver um impacto. Os astrónomos estimam que o seu tamanho pode variar entre os 12 e os 40 metros, e que a probabilidade de colisão com o nosso planeta é bastante elevada.

O meteorito que explodiu em fevereiro 2013 sobre a cidade russa de Chelyabinsk e cujos os fragmentos foram encontrados no fundo do lago Chebarkul causou um verdadeiro pânico na área, que é relativamente pouco povoada.

O impacto do TC4 2012 poderia ser ainda mais devastador. "É algo que devemos estar atentos", disse ao astrowatch.net Judit Györgyey-Ries, um astrónomo do Observatório McDonald, da Universidade do Texas, EUA.


nasa.gov

Este asteróide 'tamanho de casa' foi descoberto em 04 de outubro de 2012 pela Organização Pan-STARRS, Observatory, no Havaí. O TC4 é um objeto alongado e que gira rapidamente sabe-se que, já se aproximou da Terra muitas vezes.

Agora, os cientistas estão tentando determinar a rota exata de 2017 e a probabilidade de um impacto.

"Tem 0,00055% de probabilidade acumulada de impacto", disse Györgyey-Ries.

Enquanto isso, Detlef Koschny, chefe do Segmento de Near Earth Object (NEO) da ESA, é mais otimista. "As possibilidades de que chegue até nós é de um em num milhão", afirmou.

Os especialistas de Vigilância de Asteroides da NASA terão garantido que não há nenhuma possibilidade de que este asteróide choque com a Terra, mas Györgyey-Ries admite que mais observações são necessárias para mitigar as incertezas.

fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário