terça-feira, 21 de abril de 2015

Nova espécie de rã transparente é encontrada na Costa Rica


Uma nova espécie de rã transparente foi descoberta nas montanhas Talamanca, no sul da Costa Rica. Este tipo de rã é caracterizada pela cor da pele, tão translúcida que é possível ver os órgãos internos do anfíbio.

Espécies de rãs transparentes não são tão invulgares assim, mas estas só haviam sido encontradas até agora em regiões da América Central e do Sul. Foram encontrados seis espécimes da Hyalinobatrachium dianae.

«Estudando as características físicas, como cor, textura da pele e analisando o seu chamamento, descobrimos que era uma espécie diferente das outras», disse Brian Kubicki, que fez a descoberta.

A rã mede cerca de 2,5 centímetros e tem pernas relativamente grandes e finas. A íris do seu olho é branca e a espécie é nocturna, e põe os seus ovos apenas perto de riachos, informou o jornal La Nación, da Costa Rica.

Segundo Kubicki, esta nova descoberta trouxe um «bom sinal». «Estas rãs transparentes são uma espécie bem pequena e delicada. Tê-las descoberto é um bom indicador da saúde do ecossistema. Um sinal de que não há muita contaminação.»

Todos os anos, cientistas descobrem milhares de novos tipos de plantas e animais, mas acredita-se haver milhões de novas espécies a serem encontradas.

Mas como muitas delas dependem de um equilíbrio delicado do ecossistema, teme-se que muitas se tornarão extintas antes mesmo de serem descobertas, devido às mudanças climáticas e à poluição.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário