quinta-feira, 9 de abril de 2015

Formigas robóticas podem ser empregadas fabris do futuro


A empresa alemã Festo quer ser a primeira a ter uma equipa de formigas robóticas a trabalharem nas suas fábricas.

Estes robôs têm o tamanho de uma mão e estão a ser criados como mini trabalhadores fabris, conectados em rede. O objetivo da Festo é que as BionicANTs estejam ligadas umas às outras e que sejam capazes de trabalhar como uma comunidade de formigas verdadeiras, onde se juntam esforços para conseguir realizar uma tarefa qualquer.

De acordo com a Discovery Magazine, não há uma hierarquia de formigas e cada uma toma decisões individuais, embora sempre com o objetivo comum definido. As formigas têm a capacidade de enviar mensagens umas para as outras para pedir ajuda caso verifiquem que não conseguem executar a tarefa que lhes foi assignada.

Cada formiga tem uma câmara 3D integrada, um sensor ótico e carrega as baterias ao encostar a antena a uma docking de carga. Todas as peças do corpo e os circuitos foram feitos numa impressora 3D e sabe-se que as pernas e pinças são feitas com tecnologia piezo-elétrica.

A Festo explica que estas formigas podem ser personalizadas e adaptadas ao trabalho em outras realidades e espera fazer uma demonstração durante uma feira da especialidade, em Hannover.

fonte: EI

Sem comentários:

Enviar um comentário