quarta-feira, 1 de abril de 2015

Faça o seu próprio robô

Faça o seu próprio robô

Quer um ajudante doméstico electrónico? Faça-o em casa. A mensagem é a nova coqueluche dos adeptos do faça-você-mesmo. Uma dupla de engenheiros informáticos polacos acaba de desenvolver um sistema que permite a montagem do nosso próprio robô. Dominik Nowak e Radoslaw Jarema fundaram uma pequena empresa chamada Husarion e lançaram-se ao financiamento colectivo via Kickstarter. Acabaram por exceder o orçamento para lançarem a empresa e conseguiram desenvolver software e hardware para o fabrico ‘caseiro’ de robôs, a que chamaram RoboCORE.

É claro que não é possível montar um C3PO – o robôzito humanóide dourado de A Guerra das Estrelas – com o qual possamos conversar ou dissertar sobre filosofia alienígena. Mas podemos, sem termos a mínima noção de engenharia e electrónica, desenvolver pequenos robôs como hobby, para brincar ou para pequenas tarefas.

O software é compatível com quase todos os sistemas mecânicos, garantem Nowak e Jarema, até mesmo com o Mindstorm da Lego e pode ser alojado na cloud (passando a ser utilizável em qualquer local) para controlar o robô que se construiu. “Temos em conta que muitas empresas de tecnologia complexa começaram em garagens”, diz Nowak à agência Reuters. “E esperamos que as pessoas nas garagens de todo o mundo possam construir robôs baseados nas nossas soluções”. Um dos exemplos do funcionamento do sistema pode ser visto aqui:


fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário