Misao Okawa foi a pessoa mais velha do mundo até à sua morte esta quarta-feira.Fotografia © EPA/KURENAI NURSING HOME HANDOUT
Com a morte de Misao Okawa, só restam quatro mulheres cuja data de nascimento é nos anos 1890.
Com a morte da mulher mais velha do mundo, Misao Okawa, esta quarta-feira, restam apenas quatro pessoas que nasceram no século XIX, todas mulheres, e três delas americanas. O título de pessoa mais velha pertence agora a Gertrude Weaver, que tem 116 anos, nascida ainda em 1898.
Misao Okawa nasceu em março de 1898, apenas alguns meses antes de Gertrude Weaver, que terá nascido perto do dia 4 de julho, dia da independência norte-americana, no mesmo ano. Agora, a supercentenária Gertrude é a pessoa mais velha do mundo, e continua a viver no estado onde nasceu, no Arkansas.
Gertrude Weaver é a 7.ª pessoa mais velha que alguma vez viveu cuja idade foi confirmada pelo Instituto de Investigação de Gerontologia. Gertrude casou-se com 17 anos e viveu toda a vida nos Estados Unidos.
Um pouco mais novas, outras duas americanas seguem-se a Gertrude na lista das pessoas mais velhas do mundo. Jeralean Talley e Susannah Mushatt Jones nasceram em 1899, uma em maio e outra em julho, respetivamente.
Jeralean Talley nasceu no estado de Georgia, no sul dos Estados Unidos, e viveu, enquanto jovem, numa quinta onde apanhava algodão. Teve apenas uma filha com o marido com quem esteve casada 52 anos. Também Susannah Mushatt Jones é originária do sul, do estado do Alabama, mas vive em Nova Iorque. Susannah nunca fez uma mamografia nem uma colonoscopia, mas também nunca fumou, nunca usou maquilhagem, nem nunca pintou o cabelo, conta a cadeia de televisão CBS.
A única europeia nascida no século XIX é Emma Morano, italiana e nascida nos últimos dias do século, em novembro de 1899. Morano, considerada "a avó de Itália", tem hábito de comer sempre um ovo cru e um cozido todos os dias, como lhe foi recomendado por um médico quando tinha apenas 20 anos, e diz que se encontra "bem, tranquila, como um Papa".
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário