quarta-feira, 1 de abril de 2015

Um 'spray' invisível durante o dia que torna os cliclistas visíveis à noite

Um 'spray' invisível durante o dia que torna os cliclistas visíveis à noite

O 'spray' já está à venda em algumas lojas britânicas e Volvo planeia apostar na ideia se esta se revelar popular.

Chama-se LifePaint e é um spray invisível durante o dia, que à noite se transforma num refletor que brilha sob as luzes dos caros. A ideia é da fabricante de automóveis Volvo, para tornar as estradas mais seguras para peões e ciclistas. O spray é eficaz durante dez dias e lavável, ou seja, pode ser utilizado na roupa normal.


A marca de carros sueca está a apresentar o spray lembrando que todos os anos dezenas de milhares de ciclistas europeuas são víitmas de acidentes de viação.

A nível europeu, Portugal faz parte dos países onde a utilização deste modo de transporte ainda é baixa: apenas 1% da população usa a bicicleta em deslocações para o local de trabalho e 4,5% para passear, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística.

Mas tem vindo a aumentar e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária calcula que a probabilidade de os ciclistas envolvidos em acidentes sofrerem uma lesão grave ou fatal é quatro vezes maior, em comparação com automóveis ligeiros. Aliás, por cada 1000 condutores de velocípedes envolvidos em acidentes, verificaram-se 88 mortos e/ou feridos graves. A maioria dos condutores de bicicleta intervenientes em acidentes de viação sofre lesões (95%), enquanto para os restantes veículos o número de vítimas não chega a 50%.

O spray já está à venda em algumas lojas britânicas e Volvo planeia apostar na ideia se esta se revelar popular.


Sem comentários:

Enviar um comentário