terça-feira, 9 de junho de 2015

Em direto: NASA testa "disco voador" e paraquedas gigante


Siga em direto com o DN o lançamento de um disco voador que testará novas tecnologias para aterrar em Marte.

A agência espacial norte-americana (NASA) planeia experimentar esta segunda-feira o maior paraquedas alguma vez usado, durante o lançamento de um disco voador que testará novas tecnologias para aterrar em Marte. O teste já foi adiado várias vezes devido às más condições meteorológicas, mas desta vez parece estar tudo a postos.

O teste de voo da cápsula espacial, conhecida como "Low-Density Supersonic Decelerator, vai ser transmitido em direto no site da NASA e retransmitido pelo DN.


Como a atmosfera em Marte é muito fina, qualquer paraquedas que suporte peso e movimentos rápidos em descida tem de ser mais forte.

A agência espacial descobriu como fazer isto há décadas, começando com a missão 'Viking', que colocou duas sondas em marte em 1976.

Mas com a intenção de enviar humanos a Marte em 2030, a agência está agora a testar uma nova geração, mais avançada, de tecnologia de paraquedas, conhecida como o paraquedas "Ringsail Supersónico".

"Queremos ver se consegue acionar e desacelerar o veículo de teste com sucesso enquanto está em voo supersónico", anunciou o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em comunicado.

O veículo de teste pesa 3,088 quilogramas ou cerca de duas vezes o peso do tipo de robótica usada pela NASA e capaz de aterrar em segurança em Marte.

O paraquedas descrito pela NASA como JPL (na sigla em inglês) tem 30 metros de diâmetro.


Sem comentários:

Enviar um comentário