quinta-feira, 18 de junho de 2015

Fazendeiro chinês encontra espada histórica e a transforma em faca de cozinha


Artefacto foi polido pelo agricultor de 60 anos - processo pode ter arruinado a chance de determinar a idade exata do objeto.

Há cerca de cinco anos, o fazendeiro Yi Shouxiang cultivava sua terra, na província chinesa de Chongqing, como já havia feito milhares de vezes ao longo de seus 60 anos de vida. Só que naquele dia, enquanto cavava, ele deparou-se com um pedaço de metal enferrujado e logo pensou que a peça renderia uma boa faca de cozinha.

Desde então, como reporta o jornal local Shanghaiist, este foi o destino de uma antiga espada que estudiosos especulam ter sido forjada durante a Dinastia Qing, último período imperial da China, que durou de 1644 a 1912.

A suspeita se deve à presença de três caracteres chineses na lâmina com os dizeres "Qing Long Jian" (Espada do Dragão Verde). O uso indevido foi descoberto recentemente por oficiais do governo chinês da região de Chengkou durante uma visita à vila do agricultor, quando procuravam ferramentas rurais de valor histórico para exibições.

A espada foi desenterrada num estado bastante deteriorado, sem a empunhadura nem a extremidade pontiaguda. Para piorar, o fazendeiro Shouxiang ainda poliu e afiou a lâmina, e isso pode impedir que especialistas determinem a idade exata da relíquia que, ao que tudo indica, é muito antiga.

Segundo o site Ancient Origins, a história das espadas jian remonta a mais de 3 mil anos, quando elas eram menores e feitas de bronze. Com o advento da Idade do Ferro entre os chineses, há cerca de 2 mil anos, elas começaram a ser produzidas a partir do ferro e do aço.

O modelo reto de dois gumes foi bastante usado por praticantes de artes marciais, e está presente até os dias de hoje em certos treinos de Tai Chi Chuan. Atualmente, grande parte das espadas jian clássicas encontradas na China são da metade ou do final da Dinastia Qing.

fonte: Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário