terça-feira, 16 de junho de 2015

Satélite da NASA vai cair hoje sobre os trópicos


Fotografia © NASA

A NASA lembra que desde o início da era espacial não há relatos de um objeto construído pelo homem ter ferido alguém na reentrada na atmosfera.

Um satélite da Agência Espacial Norte-americana (NASA) vai cair esta terça-feira sobre a zona dos trópicos, depois de ter reentrado na atmosfera terrestre por voltas das 8:00 (hora de Lisboa).

A nave de 2,6 toneladas vai desintegrar-se, mas o programa de lixo orbital da NASA estima que 12 componentes possam "sobreviver" à reentrada. A probabilidade de atingirem alguém, no entanto, é baixa: de 1 em 4200.


Este mapa da NASA mostra a zona onde o satélite pode cair

A NASA lembra ainda que desde o início da era espacial não há relatos de um objeto construído pelo Homem ter ferido alguém na reentrada na atmosfera. Segundo a agência, uma média de seis naves e satélites "regressam" e caem na Terra todos os anos.

O satélite, chamado Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM), fazia parte um projeto da NASA e da Agência Espacial Japonesa (JAXA) e tinha como missão monitorizar a precipitação sobre os trópicos. Lançado em 1997, com uma esperança de vida de três anos, forneceu informação durante 17 anos.


A missão acabou em abril e desde então a NASA tem estado a seguir a sua trajetória. A reentrada na atmosfera terrestre aconteceu sobre o Índico.


Sem comentários:

Enviar um comentário