quarta-feira, 24 de junho de 2015

Após as luzes brancas, descoberta de "pirâmide" em Ceres leva alguns a falar em "aliens"


Fotografia © NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA

A NASA descreve a estrutura como "uma montanha de forma piramidal", mas alguns já se apressam a dizer que o monte, que se estima ter cinco quilómetros de altura, é uma pirâmide.

Uma fotografia de Ceres tirada pela NASA, em que é possível ver uma estrutura na superfície do planeta anão que se assemelha a uma pirâmide, está a chamar a atenção dos média, assim como de alguns grupos que se apressam a dizer que se trata de mais um indício de inteligência extraterrestre.

A fotografia da estrutura piramidal surge no meio do debate levantado pelas misteriosas luzes identificadas em Ceres. "Quanto mais nos aproximamos de Ceres, mais intrigante o longínquo planeta anão se torna", explica a NASA num comunicado lançado no site da missão.

As novas imagens enviadas pela nave espacial Dawn, que se aproxima cada vez mais do pequeno planeta anão que fica entre Marte e Júpiter, mostram "uma intrigante montanha em forma de pirâmide numa zona relativamente plana", conforme se lê na legenda da fotografia divulgada pela NASA. Estima-se que a montanha tenha cerca de cinco quilómetros de altura.

Alguns blogues e fórums especializados, porém, já começaram a falar na possibilidade de vida inteligente em Ceres, algo que foi ridicularizado por alguns. No blogue UFO Digest, por exemplo, uma colunista afirma que é "incrível" que uma pirâmide tenha sido descoberta em Ceres, "especialmente quando temos as nossas próprias pirâmides misteriosas aqui na Terra".

Um jornalista da CNN aproveitou para troçar dos apologistas da teoria da inteligência extraterrestre. "'Intrigante', dizem os cientistas da NASA. 'ALIENS!', grita a malta dos extraterrestres", lê-se na notícia da televisão norte-americana. Numa página do Reddit dedicada a objectos voadores não-identificados, um utilizador ridicularizava a descrição da imagem como uma pirâmide em Ceres. "Não é uma pirâmide, tem um ar natural e incrivelmente estúpido".

"Não estou a dizer que são extraterrestres... mas...." escreve o utilizador do Twitter Alex White.

A descoberta da estrutura piramidal surge no meio de um grande debate acerca da natureza das luzes que se veem na superfície do planeta. A sua razão de ser é, para já, desconhecida, e as primeiras imagens das luzes já circulam desde março, quando foi possível perceber que se tratavam de pequenos pontos de luz que, juntos, parecem formar grandes luzes. Enquanto não se sabe a explicação exata, a NASA deixa as pessoas votar naquela que lhes parece mais provável: vulcão, geyser, rocha, gelo ou depósito de sal, ou mesmo a opção "outras", que até ao momento está a vencer.

A nave espacial Dawn pertence à primeira missão a visitar um planeta anão. Chegou a Ceres a 6 de março de 2015. Ceres é um planeta anão, o maior objeto que orbita o Sol na cintura de asteroides que separa Marte de Júpiter.


Sem comentários:

Enviar um comentário