segunda-feira, 29 de junho de 2015

Foguetão da Space X explode pouco depois do lançamento


Primeiro fracasso em 17 lançamentos da Space X, empresa de exploração espacial ao serviço da NASA. Causas da explosão ainda não são conhecidas. Veja o vídeo.

O foguetão não tripulado Falcon 9 da Space X, que tinha como objetivo colocar no espaço uma cápsula com mantimentos para a Estação Espacial Internacional, explodiu este domingo cerca de dois minutos após o lançamento.


Até ao momento, ainda não são claras as razões da explosão, que terá tido origem na maior das componentes do foguetão, que se separou da estrutura prematuramente. Uma conferência de imprensa deverá ter lugar nas próximas horas, para fornecer mais detalhes sobre o ocorrido.


A Space X, empresa de exploração espacial ao serviço da NASA, ia hoje lançar uma cápsula com mantimentos para os três astronautas que estão na Estaçao Espacial Internacional. E, pela terceira vez, ia tentar aterrar o foguetão Falcon 9, que coloca a cápsula no espaço, numa barca não tripulada no oceano.

O foguetão regressa à terra poucos minutos depois do lançamento da cápsula e a Space X tem o objetivo de o recuperar para o reutilizar. Mas, até agora, a missão não foi bem sucedida. Em abril, tal como em janeiro, a aterragem na barca falhou, mesmo que na segunda tentativa o processo tivesse estado perto do final pretendido. À terceira, o balanço foi ainda mais negativo, com a explosão do foguetão.

O acidente não põe em risco a sobrevivência dos astronautas na Estação Espacial Internacional: apesar de a cápsula com mantimentos não ter chegado ao destino, os três astronautas têm alimento suficiente para mais quatro meses.


Sem comentários:

Enviar um comentário