segunda-feira, 22 de junho de 2015

Dezenas de milhares em Stonehenge para celebrar solstício






Cerca de 23 mil pessoas juntaram-se, este domingo, junto ao monumento megalítico de Stonehenge, em Inglaterra, para assinalar o solstício de verão, segundo a polícia do condado de Wiltshire, no sudoeste do país. Veja as imagens.

As forças de segurança estimam que cerca de 23 mil pessoas acorreram ao local para contemplar o nascer do sol no dia mais longo do ano, que aconteceu pelas 4.52 horas.

Ainda assim, a assistência a este acontecimento, referiu a polícia, foi consideravelmente menor do que a registada no ano passado.

As autoridades tinham previsto uma afluência a Stonehenge na ordem das 30 mil pessoas, mas a previsão de céu nublado pode ter levado muitas pessoas a ficar em casa.

De acordo com o chefe da polícia de Wiltshire, Gavin Williams, o evento foi "um grande êxito" e as celebrações do solstício de verão, que decorreram ao som de tambores, foram "pacíficas e positivas".

Este ano foram detidas menos pessoas do que no ano anterior, e só nove foram detidas por posse de drogas.

Stonehenge, também chamado "O Templo do Sol", tem cerca de cinco mil anos de existência. Onde há cinco milénios se celebraram várias cerimónias religiosas, assinalam-se agora os solstícios de verão e de inverno.

Há várias décadas que é tradição em Inglaterra acorrer a Stonehenge para celebrar a chegada do verão, uma vez que se permite o acesso ao anel formado pelas pedras do conjunto arqueológico.

Declarado património da Humanidade pela UNESCO em 1986, Stonehenge é um monumento em semicírculo, e os arqueólogos nunca conseguiram confirmar se alguma fez formou um círculo perfeito.

Cerca de um milhão de turistas visitam anualmente este local no Reino Unido.


Sem comentários:

Enviar um comentário