quarta-feira, 24 de junho de 2015

Europa lança satélite mais avançado para observação de cores na Terra


A Europa lançou, na segunda-feira, um satélite que dará ao seu projecto multimilionário de observação - baptizado Terra de Copérnico - uma «visão em cores», entregando valiosas imagens que podem ajudar a prever colheitas e a responder a crises humanitárias.

O satélite Sentinel-2a, o segundo de uma rede planeada com sete desses aparelhos, foi lançado a bordo do foguete Vega a partir da base espacial europeia na Guiana Francesa.

Da sua trajetória orbital, a 786 quilómetros de Terra, o satélite vai recolher dados ambientais a fim de ajudar tomadores de decisões a elaborarem legislações e a responderem a emergências, tais como desastres naturais.

O projecto Copérnico, para o qual a União Europeia e a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) comprometeram financiamento de cerca de 8,4 mil milhões de euros até 2020, é descrito pela ESA como o mais ambicioso programa de observação da Terra até agora.

A ESA lançou o primeiro dos satélites Sentinel-1a em Abril de 2014. Este leva equipamento de radar que pode monitorizar gelo marítimo, fugas de petróleo e utilização da terra, até mesmo quando o céu estiver nublado.

O Sentinel-2a, que vai operar em conjunto com outro satélite a ser lançado no fim de 2016, possui equipamento de imagens de alta tecnologia que pode captar uma gama de cores mais ampla do que outros satélites de observação da Terra, tais como o francês Spot 5 ou o norte-americano Landsat.


Sem comentários:

Enviar um comentário