domingo, 21 de junho de 2015

O ANIMAL QUE SÓ FOI VISTO 15 VEZES NOS ÚLTIMOS 100 ANOS


A baleia-jubarte branca é um dos animais mais raros do mundo, tendo apenas sido visto 15 vezes no último século. Uma delas aconteceu a 8 de Junho, quando um indivíduo foi “apanhado” no Mar Báltico.

“Foi uma visão extraordinária”, explicou o biólogo marinho Fabian Ritter à WDC (Whale and Dolphin Conservation). “O animal parecia estar a brincar com um navio. Nadou ao seu lado, na mesma onda. Isto é altamente invulgar no comportamento de uma baleia-jubarte branca”, continuou.

“Não digo que seja impossível, mas esta espécie não costuma estar muito interessada em navios. Este foi um comportamento curioso”, concluiu Ritter.

As baleias-jubartes de pele escura são muito habituais nesta região. As de pele branca, porém, quase nunca são vistas. Nos últimos anos, elas foram vistas em 1911, 1928, 1929, 1937 e 1988 – na Ucrânia, Escócia, Irlanda e Dinamarca. Em 2007, uma baleia-jubarte branca foi vista debaixo da ponte Golden Gate, em São Francisco, Estados Unidos.

A cor branca desta baleia-jubarte deve-se ao leucismo, uma marca genética que revela falta de pigmentação. O albinismo é a versão mais extrema desta condição.

A mais célebre baleia-jubarte branca – ou migaloo – vive na Austrália e foi descoberta em 1991.

fonte: Green Savers

Sem comentários:

Enviar um comentário