terça-feira, 9 de junho de 2015

A mulher que esteve mais tempo no espaço prepara-se para voltar à Terra


Quando regressar no dia 11 de junho, Samantha Cristoforetti e o resto da expedição 43 terão passado 199 dias na órbita terrestre. Fotografia © NASA / ESA

Samantha Cristoforetti está no espaço há mais de seis meses. Além de ser a mulher com a estadia mais longa no espaço, também lá esteve mais tempo do que qualquer astronauta da agência europeia.

Os astronautas Samantha Cristoforetti, Terry Virts e Anton Shkaplerov voltam para a Terra no dia 11 de junho após mais de seis meses na Estação Espacial Internacional. Para Cristoforetti, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla inglesa), o tempo passado no espaço marca dois recordes: não só é a membro da ESA que passou mais tempo ininterruptamente em órbita, como também bateu o recorde de Sunita Williams, da NASA, para passar a ser a mulher com a estadia mais longa no espaço.

Samantha Cristoforetti pertence à 43.ª Expedição à Estação Espacial Internacional. Os três membros são Cristoforetti, Virts, e Shkaplerov, e voltam para a Terra o dia 11 de junho, numa nave Soyuz da agência espacial Russa, Roscosmos. Quando voltarem, terão passado 199 dias no espaço, desde o seu lançamento a 24 de novembro de 2014.

Na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas de três agências espaciais, a Roscosmos, a ESA e a agência norte-americana, a NASA, realizam experiências e investigação científica, mas também se divertem. Cristoforetti, a primeira astronauta italiana a viajar para a ISS, tanto se responsabilizou por delicadas manobras robóticas como explicou, num vídeo, como funcionam as casas de banho no espaço. E o seu colega da NASA, Terry Virts, divertiu os internautas com a sua conta do Twitter, onde mostrou o resultado de tentar fazer um "hambúrguer espacial", e usou uma foto da ISS para espalhar o caos na rede social ao perguntar "Onde está o astronauta?"


Sem comentários:

Enviar um comentário