terça-feira, 16 de junho de 2015

Nessie, 1936 - O Primeiro Documentário


Optou-se aqui por não legendar nada no filme original. Seria uma profanação. Mas tudo o que se passa ao longo da reportagem, as pessoas e respectivos nomes que aparecem são identificados no texto abaixo como, por exemplo o zoólogo Eric Foxon ou o documentarista Malcolm Irvine etc.

CRIATURAS MÍTICAS. O MONSTRO DE LOCH NESS. ESCÓCIA. 1936. Este foi o programa nª 1 de uma série de documentários ou Cine-Revista ou Revista-cinema, exibidos mensalmente na Escócia.

No episódio, uma das atrações jornalísticas é considerado o primeiro 'avistamento do Monstro de Loch Ness registrado em filme.

A proeza foi realizada por Malcolm Irvine (de boina, nas filmagens às margens do lago) e seu assistente câmera, Martin Wilson. 

Na época, Irvine apareceu em reportagem - intitulada 'A Primeira Imagem Real de Nessie - no Scottish newspaper, The Sunday Post - em 1º de Novembro de 1936.

A reportagem da Revista-cinema escocesa também mostra o mapa da região do Lago onde são apontados os locais mais frequentes de aparições da criatura e imagens de esqueletos de dinossauros - sempre associados ao monstro de Loch Ness pois, muitos acreditam, pode ser um sobrevivente ou parte de uma família oculta de dos gigantes remanescentes da Era dos Dinossauros.

Além disso, é apresentada uma entrevista na qual, um residente local, sr. Duncan McMillan - conversa com o eminente zoólogo Eric Foxon (1908-1079, no vídeo, o homem mais jovem) - sobre seu particular avistamento de Nessie.

O zoólogo recusa emitir qualquer opinião sobre o monstro e declara: 'Ele deve permanecer sendo um mistério, ao menos, um pouco mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário