quarta-feira, 3 de junho de 2015

Nova Zelândia: Mais de 100 baleias mortas após encalharem em praia


Mais de 100 baleias-piloto morreram neste sábado após encalharem na praia de Farewell Spit na Nova Zelândia. Outras 90 estão em risco de vida, avançaram as autoridades locais. As baleias-piloto encontravam-se no local desde a sexta-feira.

“Temos até agora 103 confirmações e estamos a tentar manter o resto das baleias vivas”, afirmou o porta-voz do Departamento de Conservação do país, Andrew Lamason. Explicou que dezenas de equipas de resgate correram para desencalhar os mamíferos marinhos durante a maré alta na sexta-feira, de modo a preveni-las do risco de desidratação e insolação.

“Há cerca de 150 voluntários a tentar fazê-las sentir confortáveis. Estão a colocar cobertores térmicos e a deitar água sobre elas, mas estamos a nos preparar para o pior. Cada vez que elas tentam mexer-se a sua saúde diminui drasticamente”, afirmou. Lamason disse ainda que uma nova tentativa de desencalhe acontecerá na noite deste sábado, quando se aproxima uma maré alta, e caso não consigam voltar ao oceano, a equipa discutirá a possibilidade de realizar eutanásia.

Esta não é a primeira vez que baleias-piloto encalharam na praia. Na última década, ocorreram oito encalhes coletivos. Os cientistas ainda não sabem se o motivo do incidente está relacionado com a topografia da região ou se é um episódio em cadeia em que baleias saudáveis tentam ajudar outras que estão em perigo e acabam por não conseguir voltar ao oceano.


Sem comentários:

Enviar um comentário