Para comemorar os 20 anos de actividades da missão Voyager, Nasa divulgou imagens inéditas das planícies vulcânicas de Triton
A Nasa, agência espacial americana, divulgou imagens inéditas da superfície de Triton, maior das 12 luas de Neptuno, para comemorar os 20 anos do lançamento das sondas espaciais Voyager. A missão descobriu que Triton é um dos corpos celestes mais gelados do Sistema Solar, com temperaturas em torno de -235°C, além de abrigar geiseres activos.
Os cientistas detectaram que a grande lua tem baixa densidade e uma superfície lisa com planícies vulcânicas, montes e crateras arredondadas formadas por fluxos de lava gelada. Triton foi o último objecto sólido visitado pela Voyager 2.
Agora, a nave dirige-se para as bordas do Sistema Solar, onde fará novas explorações. As sondas Voyager são os equipamentos feitos pelo homem que alcançaram a maior distância da Terra. A Voyager 1 está a 16,6 biliões de km enquanto a Voyager 2 encontra-se a 13,5 biliões de km - respectivamente cerca de 111 e 90 unidades astronómicas do Sol.
De acordo com a Nasa, ambos os telescópios devem atingir o espaço interestelar dentro de 5 a 8 anos, entre 2014 e 2017.
fonte: terra
Sem comentários:
Enviar um comentário