Pesquisa de Cambridge aponta que espécie de insecto tem os maiores testículos em relação à massa corporal
Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, identificaram uma espécie de grilo como sendo o animal com os maiores testículos em relação à massa corporal.
Segundo os investigadores, que fizeram o estudo em conjuto com cientistas da Universidade de Derby, também na Inglaterra, os testículos dos grilos da espécie Platycleis affinis correspondem a 14% da massa corporal do animal.
O animal com o segundo maior testículo em relação à massa corporal é a Drosophila bifurca, uma mosca de fruta cujos testículos equivalem a 10,6% de sua massa.
Investigador Karim Vahed exibe grilo e tamanho dos testículos em relação ao corpo do insecto
Karim Vahed, biólogo líder da pesquisa, afirma que ficou surpreso com os resultados do levantamento. "Não pude acreditar no tamanho desses órgãos", disse ele, em referência aos testículos do grilo. "Eles pareciam preencher todo o abdómen", completou.
A equipe de Vahed analisou mais de 21 espécies de grilos e concluiu que os testículos eram proporcionalmente maiores nas espécies em que as fêmeas acasalavam com mais de um macho. A fêmea da espécie Platycleis affinis, por exemplo, acasala com 23 machos diferentes ao longo da sua vida adulta, que dura apenas dois meses.
Tradicionalmente, é seguro afirmar que quando as fêmeas são promíscuas, os machos têm testículos maiores para oferecer um grande número de espermatozóides para competir com outros machos. Segundo Vahed, no entanto, o grilo da espécie Platycleis affinis contraria essa regra e produz menos espermatozóides por ejaculação.
"Nosso estudo mostra que temos que repensar essa suposição. Parece que os testículos podem ser grandes simplesmente para permitir que os machos possam acasalar várias vezes sem que suas reservas de esperma se esgotem", explicou o comunicado emitido pelos cientistas.
fonte: Revista Galileu
Sem comentários:
Enviar um comentário