O golfinho-do-ganges e o gálago-anão-de-rondo, um minúsculo primata de orelhas grandes, foram incluídos na lista EDGE (Evolutionnary Distinct and Globally Endangered) pela Sociedade Zoológica de Londres. A lista reúne espécies com características únicas em risco de extinção.
O gálago-anão-de-rondo, um pequeno primata de 60 gramas com orelhas de morcego, vive em duas pequenas bolsas nas florestas da Tanzânia. Está na lista das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo.
O golfinho-do-ganges, o sagrado rio indiano, é um dos últimos descendentes do grupo mais antigo de golfinhos do planeta, que viveu há milhões de anos.
A lista recebeu ainda o tapir-da--malásia (Tapirus indicus), uma espécie de anta negra com faixas brancas nas costas e nas laterais, e a ponta das orelhas também brancas.
"Os mamíferos da lista EDGE representam a verdadeira diversidade da vida na Terra. Se deixarmos que desapareçam, as suas extraordinárias características e os seus comportamentos únicos vão perder-se para sempre", explicou Carly Waterman, o responsável do programa.
A lista inclui ainda a equid- na-de-bico-longo (Zaglossus bruijni), um dos mamíferos mais primitivos do planeta (parece uma ave sem asas), que é encontrado apenas nas florestas de Papua-Nova Guiné.
O primeiro animal na lista EDGE é o golfinho-do-yangtzé (Lipotes vexillifer), que provavelmente já desapareceu das águas do rio chinês, segundo a Sociedade Zoológica de Londres.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário