domingo, 21 de novembro de 2010

Nossos 10 monstros favoritos

Os monstros modernos não são tão fantásticos e mesmo que a maioria das pessoas duvide de sua existência alguns têm certeza de que monstros desconhecidos habitam nosso pálido ponto azul. Parece que um punhado deles aparece todos os anos nos noticiários. Algumas vezes é um novo vídeo embaçado ou algo na água do lago Ness; algumas vezes é uma foto feita por um caçador ou algo que parece um Pé Grande, ou pode ser um urso. Se estes monstros existem ou não seu mistério estará sempre connosco.

10. Dragões


Talvez o monstro mais antigo do folclore. Há muitas variações de dragões e serpentes gigantes. O livro de Isaías da bíblia descreve o Leviatã, uma monstruosa serpente-dragão. Alguns dos dragões mais desenvolvidos provém da cultura chinesa. Durante séculos os chineses escavaram e fizeram chá do que pensavam ser ossos se dragões que eram, em realidade, dinossauros fossilizados.

O ocidente também tem seus mitos de dragões com um mártir cristão chamado Jorge que teria morto um terrível dragão.

Apesar dos dragões serem muito antigos eles nunca foram tão populares como agora por causa de Hollywood, da bibliografia fantástica e de role playing games como Dungens and Dragons.

9. Lulas Gigantes


A lula gigante é o único destes dez monstros que existe no mundo real apesar de, durante séculos, terem permanecido apenas como rumor. Histórias antigas de marinheiros relatam as bestas com enormes tentáculos atacando seus navios.

Biólogos finalmente comprovaram a existência de um monstro marinho verdadeiro: a misteriosa lula gigante Architeuthis. Espécimes comumente aparecem nas praias de todo o mundo com mais frequências nas ilhas que começam com o nome “Nova”.

Se estimada que o animal tivesse cerca de 20m. Mas apenas em 2004 cientistas japoneses filmaram um espécime nas profundezas pela primeira vez. O comprimento da criatura real era de aproximadamente 8m e foi encontrada a quase 1 km de profundidade.

8. Sereias


Metade peixe e metade mulher a sereia cativa a imaginação humana há milénios. Segundo alguns escritores as sereias podem também ser parte pássaro. Talvez o surgimento deste mito possa ter ocorrido através de relatos sobre os animais classificados mais tarde como sirénios como o peixe-boi.

O mito das sereias remonta da Grécia antiga onde seu canto fazia com que os marinheiros se atirassem ao mar. O personagem Ulisses do livro homérico “A Odisséia”, ordena que seus tripulantes o amarrarem ao mastro do navio para que possa ouvir a canção sem sucumbir ao canto das sereias, evitando que se atire ao mar. Em seguida os manda cobrirem os próprios ouvidos para que não sejam enfeitiçados.

No Brasil existe o mito do boto cor-de-rosa que poderia ser considerado a versão masculina da sereia. É um mito amazónico em que o boto, de noite, emerge da água tomando a forma de um belíssimo e irresistível rapaz. Com um olhar magnético nenhuma mulher escapa de seus encantos. A lenda parece ser perpetuada pelos próprios pais que amedrontam as filhas jovens na tentativa de evitar gravidez.

7. Pé Grande


O pé grande é conhecido pelo que deixa para trás: grandes pegadas. Sua fama deve-se principalmente a uma filmagem feita em 1967 em Bluff Creek, Califórnia, EUA. Essa é a filmagem clássica mostrando uma criatura peluda do tamanho de um homem andando numa clareira. O filme nunca foi provado como autêntico e muitos suspeitam que seja falso. É também muito estranho que o filme ainda seja a melhor prova da existência do animal mesmo 40 anos depois apesar do facto de que as câmeras actuais são muito melhores, mais baratas e estão nas mãos de muito mais pessoas do que em qualquer época. Se o filme original não fosse uma brincadeira certamente alguém já teria feito algum filme melhor ou tão bom quanto aquele até o momento.

Talvez a qualidade mais interessante do Pé Grande seja sua capacidade de não deixar rastro evidente de sua existência. Nunca foram encontrados dentes, ossos ou espécimes vivos ou mortos. Há uma estimativa que reporta centenas de milhares de pés grandes pela América do Norte, no entanto nenhum nunca foi atropelado por um carro, morto por um caçador, ou apanhado numa armadilha.

Vídeo do pé grande original de 1967


6. ET de Varginha


Varginha é o nome de um município do estado de Minas Gerais onde as irmãs Liliane e Valquíria Silva avistaram o suposto ser extraterreno que possuía uma enorme cabeça, pele castanha viscosa e olhos vermelhos. O caso ficou famoso quando noticiado na Rede Globo de Televisão. A cidade investiu na divulgação e perpetuação dos factos e recebe anualmente muitas pessoas vindas do “turismo ufológico”.

Ufólogos afirmam que houve uma conspiração que envolveu autoridades locais e também, é claro, os militares com direito a necropsia da criatura. Além das autoridades negarem todo o que ocorreu não há nenhuma prova física dos factos.

5. Chupacabra


Assim como o Pé Gande ganhou seu nome devido às supostas pegadas enormes o Chupacabra recebeu seu nome pelo que deixou para trás: animais mortos. Apesar das cabras parecerem ser sua presa favorita, o chupacabra também foi acusado de ter morto muitos outros animais como gatos, ovelhas, coelhos, cães, galinhas, patos, porcos e outros bichos. (Não há registos, no entanto, de chupacabras atacando pés grandes, apesar de eu querer ter visto isso.) As descrições do animal variam muito, mas muitas sugerem que o animal tem cerca de 1,5m de altura. Tem pernas curtas, mas poderosas, garras longas e olhos vermelhos brilhantes aterrorizadores (seria ele o bicho de estimação do ET de Varginha?).

O suposto animal ganhou notoriedade em 1995 em Porto Rico. Ninguém sabe ao certo qual é a origem do animal, mas muitos suspeitam que ele seja o resultado de experiências secretas realizados pelos Estados Unidos. Seus aparecimentos nas Américas ocorrem quase exclusivamente em áreas latinas.

4. Monstro de Loch Ness


Nenhuma lista sobre mosntros poderia ficar completa sem a besta conhecida como Monstro de Loch Ness. Enquanto “Nessie” é o monstro mais famoso ele certamente não é o único. Centenas ou milhares (de acordo com algumas contagens) de monstros foram encontrados em encostas.

Nessie tem sido procurado por mais de 70 anos e tem sido o maior boom turístico de Inverness e outras cidades ao redor do lago. Em 2003 uma equipe da BBC varreu o lago com mais de 600 leituras de sonar, fotos de satélite e vídeos e não encontrou nada.

3. Lobisomens


O assustador lobisomem, todos sabem, é uma mistura de homem e lobo.

Alguns acreditam que um lobisomem aterrorizava o interior da França em 1764, quando uma estranha criatura matou dúzias de habitantes. Uma versão ficcional da história foi mostrada no filme “A irmandade do lobo”.

Enquanto a origem verdadeira do lobisomem é incerta existe uma doença chamada hipertricose que causa excesso de pelos no corpo humano e pode ter contribuído para a crença nos animais. É comum que artistas itinerantes que possuem essa condição se apresentem como lobisomens em seus números.

A conexão entre estas bestas míticas e a lua cheia pode ter vindo da tendência de lobos e cães de uivarem para a lua, mas histórias sobre balas de prata surgiram muito depois.

2. Zumbis


Reis da indústria dos filmes B, os zumbis são indivíduos que tiveram suas almas sugadas de seus corpos ou foram ressuscitados através de magia negra.

A cultura zumbi provém da cultura vodu do Haiti em que ainda se acredita que pessoas podem cair em transes que as tornam morto-vivas como nós vemos nos filmes (com excepção dos membros em falta e do apetite por lanches de cérebros humanos).

Cientistas que investigaram as afirmações sobre zumbis no Haiti descobriram drogas tóxicas que poderiam induzir estados catatónicos no estilo zumbi. Outras poderiam levar as pessoas a um estado de torpor onde seria muito difícil detectar sinais vitais e a pessoa passava a ser considerada morta. Logo depois de sepultada o “bruxo” removia sua vítima do sepulcro, que ainda não havia sucumbido à asfixia do caixão sob a terra, e o tornava seu “escravo-zumbi”.

1. Vampiros


Faz um século que Bram Stoker modelou seu personagem Drácula em homenagem a um herói nacional da Roménia chamado Vlad Tepes e o interesse em vampiros nunca foi maior. Os filmes Drácula, Entrevista com o Vampiro, Blade e a série “Buffy, a caçadora de vampiros” mostram que nenhum outro monstro capturou tanto a imaginação pública como os vampiros.

Ao mesmo tempo sensuais e assustadores os vampiros inspiram a subcultura gótica. Apesar de fortes evidências de que os vampiros são apenas seres da ficção, algumas pessoas alegam serem vampiros conduzindo rituais e bebendo sangue de doadores voluntários. Esperamos que estas boas almas também apareçam no banco de sangue.

fonte: hypeScience

Sem comentários:

Enviar um comentário