terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hipopótamo-pigmeu em risco de extinção é nova atracção de Lagos


'Luna Popota' é apresentada ao público no próximo sábado. O objectivo é conseguir a sua reprodução

Tem pouco mais de um metro de altura e meio e pesa quase 200 kg. É a Luna Popota, um hipopótamo-pigmeu fêmea (Choeoropsis liberiensis), uma espécie em vias de extinção que o Parque Zoológico de Lagos vai apresentar ao público no próximo sábado, dia 20, data escolhida para celebrar o seu décimo aniversário (18 de Novembro). Nesse dia, a entrada custará a todos os visitantes apenas cinco euros... uma boa prenda, já que os preços habituais são de oito euros para crianças, 12 euros a adultos e dez para pessoas com mais de 65 anos. Além disso, haverá um cocktail para convidados e animação de rua com dois especialistas que se movimentarão em andas a interagir com os visitantes.

Oriundo da Libéria, habituado a viver em zonas de floresta tropical húmida, este hipopótamo-pigmeu, que será o único no Algarve, chegará àquele zoo na terça-feira, cedido pelo Bioparque de Fuengirola, situado perto de Málaga, no sul de Espanha, ao abrigo do Programa de Reprodução em Cativeiro para espécies em perigo de extinção.

Na sua anterior morada, no país vizinho, tinha o nome de Popota, mas no novo lar, próximo de Lagos, a nova 'estrela', nascida em cativeiro há cerca de um ano e meio, será baptizada Luna Popota.

Em 2011, ficará acompanhada com a chegada de uma outra fêmea, desconhecendo-se, para já, quando haverá um hipopótamo-pigmeu macho no Parque Zoológico de Lagos.

Até sábado, o novo inquilino, herbívoro, ficará a adaptar-se ao novo meio no interior da instalação, climatizada, recentemente criada para hipopótamos-pigmeus, de acordo com as regras da Associação de Zoos e Aquários.

O espaço, com 500 metros quadrados, tem uma zona de rocha, um lago e uma cascata, já que, como se sabe, os hipopótamos bebem muita água. "São animais solitários e no seu habitat o macho anda separado da fêmea. Juntam-se apenas na altura de acasalar mesmo nos parques", disse ao DN o proprietário do Zoo de Lagos, Paulo Figueiras, lembrando que "seriam precisos dez hipopótamos-pigmeus para fazerem o tamanho de um dos normais".

Até ao Natal, haverá ali mais surpresas com a chegada de outras espécies. Já em 2011, pinguins provenientes de parques da Europa, passarão a ser a principal novidade também para reprodução em cativeiro.

Por outro lado, o horário destinado ao público poderá ser alargado até à noite, ao mesmo tempo que, consoante as vendas, durante todo o dia será montada, a partir de Março, uma linha de autocarros desde as unidades hoteleiras de Sagres até Vilamoura para mais facilmente os turistas poderem chegar àquele zoo.

Apesar da crise, o Parque Zoológico de Lagos, implantado numa área total com três hectares no Sítio do Medronhal, na zona de Barão de São João, já registou até agora, em 2010, a presença de 80 mil visitantes, ou seja, mais dez mil em comparação com a totalidade do ano anterior. Actualmente, p parque dá abrigo a 140 espécies, num total de mais de meio milhar de animais, na sua maioria primatas e aves.


Sem comentários:

Enviar um comentário