segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Biólogos descobrem nova espécie de verme marinho no Mar das Celebes


A espécie foi encontrada a três mil metros de profundidade


Uma equipa de biólogos norte-americanos descobriu uma nova espécie de verme marinho, que vive a três mil metros de profundidade no Mar das Celebes, ao largo da costa da Indonésia.

A criatura Teuthidodrilus samae - que se alimenta de plâncton e pode medir até nove centímetros - foi capturada pelo submersível de controlo remoto “Max Rover Global Explorer”, segundo noticia o jornal “The Guardian”.

Os investigadores descobriram o animal durante uma expedição em 2007, a cerca de cem metros do fundo do mar, nadando com a ajuda de centenas de pêlos ao longo de todo o corpo. Na cabeça tem uma série de pequenos braços, o que lhe dá uma aparência pouco habitual. Os cientistas pensam que estes sejam órgãos sensoriais. Os juvenis são quase todos transparentes e os adultos são castanho escuros.

“Isto ilustra o quanto ainda temos de aprender, mesmo sobre espécies maiores e habitantes comuns das profundidades”, comentaram os biólogos do Instituto Oceanográfico Woods Hole, em Massachusetts, e do Instituto de Oceanografia Scripps, na Califórnia, na revista “Biology Letters”.

No Mar das Celebes, entre as Filipinas e a Indonésia, as zonas mais profundas estão isoladas das águas circundantes mais superficiais. Por isso, a vida marinha evoluiu num ambiente único e quase imperturbado.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário