domingo, 21 de novembro de 2010

Morcegos avaliam sons com neurónios que trabalham em grupo


Investigadores descobriram que neurónios dos morcegos têm funções definidas

Cientistas estudaram os morcegos inserindo eléctrodos em seus cérebros e registando sua actividade cerebral.

Um dos segredos para a intensa habilidade dos morcegos de processar o som é que seus neurónios trabalham em equipa para conduzir a importância de certos sinais – como uma chamada de raiva ou um pedido de socorro – ao mesmo tempo em que reduzem o efeito de sons menos importantes, relataram os investigadores do Centro de Medicina da Universidade de Georgetown, no encontro anual da Sociedade de Neurociência em San Diego, na semana passada.

“Funciona como uma equipa de basquete”, disse Bridget Queenan, neurocientista envolvida no estudo.

“Existem neurónios no cérebro com funções definidas – assim como cinco rapazes numa quadra”.

Em diferentes instâncias, dependendo do sinal específico que precisa ser urgentemente processado, os neurónios agem de maneiras diferentes.

Por exemplo, poderia ser “um neurónio processando o som, outro ‘silenciando’ os neurónios vizinhos, e outro ajudando a impulsionar a actividade do primeiro neurónio”, disse Queenan.

Ela e seus colegas estudaram os morcegos inserindo eléctrodos em seus cérebros e registando sua actividade cerebral após uma série de tons e chamadas.

Eles usaram isso para identificar o grau de individualidade com que os neurónios reagiam a chamadas em várias instâncias, como em situações barulhentas ou silenciosas.

“Agora estamos começando a ver um pouco de como esses agentes trabalham juntos num contexto específico”, disse ela. “É como se tirássemos fotos das telas de um jogo em diferentes pontos da acção”.

Estudos como este podem ajudar investigadores a compreender melhor como funciona o sistema auditivo humano.

Nos humanos, o ruído ambiente, como um congestionamento ou conversas no fundo, pode ser ouvido e ignorado, enquanto os barulhos importantes, como um choro de bebé ou um alarme, podem gerar reações imediatas.


Sem comentários:

Enviar um comentário