10. Leshy
O Leshy é uma criatura masculina da mitologia eslava, e acredita-se que ele protege animais selvagens e as florestas. Eles geralmente aparecem como homens altos, mas têm a habilidade de mudar de tamanho e sofrer uma mutação para qualquer forma de animal ou até como plantas. Leshies têm a barba feita de erva, e geralmente têm rabos, cascos e chifres. A criatura tem a pele pálida e olhos verdes escuros, e são os reis da floresta. Quando está na sua forma humana, o Leshy parece com um camponês comum, mas tem os olhos mais brilhantes. Eles podem diminuir até a altura da erva ou ficarem do tamanho da árvore mais alta. Acredita-se que essas criaturas podem fazer com que as pessoas se percam ou que fiquem doentes, e até mesmo fazer com que elas morram. Os Leshies não são sempre malvados, mas gostam de enganar os humanos.
9. Selkie
Selkies são criaturas encontradas na mitologia irlandesa, escocesa e islandesa. Eles têm a capacidade de se transformarem de focas em humanos, retirando a sua pele de foca, uma actividade arriscada, pois depois têm que colocar a pele de volta para voltar à sua forma original. As histórias que envolvem estas criaturas geralmente são tragédias românticas, pois eles só podem entrar em contacto com os humanos por pouco tempo antes de terem que voltar ao oceano.
Em muitos casos, pessoas apaixonam-se por Selkies sem saber que são as criaturas, e não humanos. Em outras histórias, humanos escondem a pele da criatura, o que impede que ela volte à sua forma normal. Selkies do sexo masculino são muito bonitos na forma humana, e têm grande poder de sedução sobre as mulheres. Se um homem encontra e esconde a pele de uma Selkie do sexo feminino, ela fica sob seu controle, e muitas vezes é forçada a se tornar sua esposa.
8. Berserker
Os Berserkers são parte de um grupo de guerreiros noruegueses. Eles são humanos, mas, em batalha, entram em um estado de fúria que causa transformações em lobos, ursos e touros selvagens. Acredita-se que os Berserkers usavam a pele de ursos e lobos ao entrar na batalha, e podiam transformar-se completamente, se fosse preciso. Eles são caracterizados como tendo olhos intensos, força extrema e resistência.
7. Kitsune
No folclore japonês, o Kitsune é um ser mágico e inteligente. A criatura é uma espécie da raposa japonesa, cuja força aumenta com a idade, sabedoria e experiências de vida. Eles têm a habilidade de assumir a forma humana, e são conhecidos por enganar os humanos. O Kitsune pode ter até nove rabos, e pode voar, ficar invisível e muitas vezes criar relâmpagos e trovões. Essas criaturas podem manifestarem-se nos sonhos das pessoas e criar ilusões tão elaboradas que parecem a realidade.
6. Púca
A púca é uma criatura do folclore celta, principalmente na cultura irlandesa, no oeste da Escócia e no País de Gales. A criatura é uma fada mitológica, muito boa em mudar de formas, podendo transformar-se em cavalos, coelhos, cabras, goblins e cachorros. Porém, independente da forma que a púca assuma, sua pelagem é sempre escura, e são muitas vezes representados como cavalos pretos com olhos alaranjados. Eles têm o poder da fala humana e são conhecidos por dar bons conselhos, mas também gostam de confundir os humanos. Púcas gostam de charadas e são muito sociáveis, e também gostam de pregar peças em pessoas distraídas e crianças.
5. Wendigo
O Wendigo é uma criatura que aparece na mitologia dos povos da antiguidade. As descrições variam pelas culturas, mas ele é geralmente descrito como uma enorme besta semelhante a um cão. O Wendigo é uma criatura maléfica e canibal, e seres humanos podem transformar-se na criatura se tiverem práticas de canibalismo. A pessoa torna-se possuída pelo espírito demoníaco da criatura durante o sonho, na maior parte das vezes. Quando possuída, a pessoa torna-se violenta e fica obcecada para comer carne humana. Os Wendigos são criaturas extremamente violentas, gulosas e gananciosas, sempre procurando por novas vítimas.
4. Aswang
A Aswang é uma criatura mítica muito difundida da cultura filipina, e é descrita como uma mistura de vampiro e bruxa. A criatura geralmente aparece em forma feminina, e é canibal e devoradora dos mortos. São capazes de se transformar em enormes cães pretos ou em javalis. Acredita-se que cabeças de alho, água benta e outros objectos sejam capazes de repelir a acção da Aswang. Muitas histórias contam que as criaturas comem crianças e fetos. Na forma humana, são quietos e tímidos, e só se transformam na temida forma assassina à noite.
3. Boto encantado
Esta criatura do folclore brasileiro é ainda muito comum na região do Rio Amazonas. O Boto teria a habilidade de se transformar em humano, saindo da água após a meia noite para seduzir mulheres em festas. A criatura também teria grande talento musical e usa um chapéu com um buraco na parte de trás para respirar, como o Boto. Além de seduzir as mulheres, a criatura também teria a capacidade de engravidar mulheres e depois abandoná-las, e também vira barcos que tem mulheres em seu interior. Para evitar isso, as pessoas que vivem nos arredores do Amazonas passam alho nos barcos, para disfarçar o cheiro feminino.
2. Vampiros
Estas famosas criaturas praticamente não precisam de apresentação. Os vampiros alimentam-se do sangue de humanos e animais, mas é difícil fazer uma única definição dos vampiros, já que suas características mudam em diferentes culturas. Eles mudam de forma e podem aparecer como humanos e como morcegos. A partir do século XIX, a literatura de ficção passou a retratar os vampiros como magros e pálidos.
Vários assassinatos já foram atribuídos à existência de vampiros, e um dos mais conhecidos é o da uma moça de 19 anos Mercy Brown, em 1892. Vários membros da sua família morreram de uma “doença misteriosa” (que depois especialistas descobriram que era tuberculose, ainda sem tratamento e muito comum na época) e as pessoas da sua cidade atribuíram a morte à moça, cujo cadáver ainda tinha sangue no coração após dois meses da sua morte. Investigadores atribuem a conservação do corpo da garota ao clima extremamente frio na época da morte, que conservou seus órgãos como um congelador. Ainda assim, pessoas deixam oferendas no túmulo da moça.
1. Licantropos
Os licantropos ou lobisomens são criaturas mitológicas humanas que se transformam em lobos. Podem infectar os humanos com uma mordidela e a sua transformação é ligada à lua cheia. A mitologia dos lobisomens teve início na Europa, mas muitas histórias semelhantes são encontradas na antiguidade. Os seres teriam força e olfacto sobre-humanos, muito mais intensos que o do homem e dos lobos. Até o início do século XX, muitas mortes eram creditadas a ataques de lobisomens na Europa.
fonte: hypeScience
Sem comentários:
Enviar um comentário