Utilizando um scanner a laser, equipa de arqueólogos está a produzir imagens tridimensionais de uma famosa rede de cavernas artificiais da cidade de Nottingham
A imagem mostra um pilar dentro de um túnel; o local era usado para a produção de malte
Uma equipa de arqueólogos da cidade de Nottingham, no centro da Inglaterra, está usando um scanner a laser para produzir imagens tridimensionais de uma famosa rede de cavernas artificiais da cidade.
Até agora eles documentaram 35 das 140 cavernas acessíveis, escavadas a partir da Idade Média. O projecto começou em Março de 2010. "Nós registamos um grande número de cavernas nesse período, com diferentes idades e usos", diz o arqueólogo David Walker.
As cerca de 450 cavernas de Nottingham foram exploradas de diferentes formas ao longo dos anos, sendo usadas como calabouços, depósitos de cerveja, fossas e abrigos antiaéreos.
O mapeamento, que deve durar dois anos e custar 250 mil libras (cerca de R$ 688 mil), está sendo financiado pela Universidade de Nottingham e pelo English Heritage, um órgão público responsável pelo património histórico inglês. "As cavernas revelaram uma parte importante da história de Nottingham por cerca de mil anos", disse Walker.
A equipa de dois arqueólogos em tempo integral pode fazer um scaner de uma caverna simples num dia, e as informações levam dois dias para serem processadas. Cavernas maiores levam mais tempo.
O trabalho deve ser concluído em 2011. Todas as informações e imagens serão publicadas na internet no endereço http://www.nottinghamcavessurvey.org.uk/.
Sem comentários:
Enviar um comentário