Myotis diminutus
Esqueleto do morcego Myotis diminutus
Uma nova espécie de morcego foi identificada nas encostas montanhosas dos Andes, no Noroeste do Equador. O pequeno animal pesa apenas 3,5 gramas, segundo os investigadores responsáveis pela descoberta.
O primeiro espécime deste morcego, designado Myotis diminutus, foi recolhido da natureza há mais de 30 anos mas só agora os investigadores confirmaram que esta é uma espécie distinta, explica hoje a BBC online.
A sua discrição detalhada foi publicada na revista “Mammalian Biology”. Mas os biólogos salientam que nada sabem sobre a história natural deste morcego. “Infelizmente, as perspectivas de saber mais sobre a espécie são fracas”, escreveram na revista, porque o seu habitat tem um “futuro incerto”. Os investigadores lembram que as florestas tropicais da região Oeste do Equador, onde o morcego foi encontrado, estão ameaçadas, principalmente devido à desflorestação para fins agrícolas, nomeadamente para plantações de óleo de palma e banana. Ainda assim, o morcego foi encontrado numa reserva protegida privada, Rio Palenque Scientific Center, com cerca de 200 hectares. Segundo os autores do artigo, o “Myotis diminutus é a quinta nova espécie de mamífero descrita nesta área nas últimas décadas”.
Das mais de cem espécies de Myotis identificadas no planeta, seis ocorrem no Equador. Em Portugal existem sete espécies Myotis: Morcego de Bechstein (Myotis bechsteinii), Morcego-rato-pequeno (Myotis blythii), Morcego-de-água (Myotis daubentonii), Morcego-lanudo (Myotis emarginatus), Morcego-rato-grande (Myotis myotis), Morcego-de-bigodes (Myotis mystacinus) e Morcego-de-franja (Myotis nattereri).
Ainda este ano foi revelada a descoberta de uma nova espécie de morcego, na ilha da Nova Guiné, o Syconycteris sp. nov, que se alimenta de néctar das florestas tropicais.
fonte: Público / BBC Earth News
Sem comentários:
Enviar um comentário