Teste vai servir para testar tecnologias de aterragem em Marte, onde a atmosfera é muito fina e qualquer movimento rápido em descida necessita de um suporte poderoso.
A agência espacial norte-americana (NASA) planeia experimentar na quinta-feira o maior paraquedas alguma vez usado, durante o lançamento de um disco voador que testará novas tecnologias para aterrar em Marte. O teste estava previsto para hoje mas foi adiado devido às más condições meteorológicas.
O teste de voo da cápsula espacial, conhecida como "Low-Density Supersonic Decelerator, vai ser transmitido em direto no "site" da NASA amanhã à tarde.
Como a atmosfera em Marte é muito fina, qualquer paraquedas que suporte peso e movimentos rápidos em descida tem de ser mais forte.
A agência espacial descobriu como fazer isto há décadas, começando com a missão 'Viking', que colocou duas sondas em marte em 1976.
Mas com a intenção de enviar humanos a Marte em 2030, a agência está agora a testar uma nova geração, mais avançada, de tecnologia de paraquedas, conhecida como o paraquedas "Ringsail Supersónico".
"Queremos ver se consegue acionar e desacelerar o veículo de teste com sucesso enquanto está em voo supersónico", anunciou o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em comunicado.
O veículo de teste pesa 3,088 quilogramas ou cerca de duas vezes o peso do tipo de robótica usada pela NASA e capaz de aterrar em segurança em Marte.
O paraquedas descrito pela NASA como JPL (na sigla em inglês) tem 30 metros de diâmetro.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário