quarta-feira, 3 de junho de 2015

Pérola natural com 2000 anos encontrada na Austrália

Pérola natural com 2000 anos encontrada na Austrália

Uma pérola natural, raríssima, com 2.000 anos foi encontrada durante as escavações arqueológicas em curso numa zona aborígene do oeste da austrália, divulgou hoje a equipa científica da Universidade de Wollongong (UOW). 

"As pérolas naturais são muito raras e nunca tínhamos encontrado nenhuma antes na ilha-continente", congratulou-se a arqueóloga especialista em estudos de conchas de moluscos Kat Szabo.

Descoberta na costa de Kimberley, no norte do estado da Austrália Ocidental, a pérola quase esférica e de matizes rosa e ouro tem uma dimensão de cinco milímetros de diâmetro.

A sua idade foi determinada através de raios-X e por intermédio de comparações com pérolas cultivadas. 

O achado foi feito num depósito de resíduos. 

As pérolas nunca ocuparam lugar de destaque nas culturas indígenas da Austrália Setentrional, mas as ostras, que produzem as pérolas, eram utilizadas no decurso dos rituais feitos para pedir chuva. 

A pérola deverá ser exposta no museu marítimo de Perth, capital da Austrália Ocidental. 

O laboratório suíço SSEF Gemmological Institute, sediado na Basileia, Suíça, domina desde 2013 o processo da extração de DNA de ostras, permitindo traçar as diversas origens das pérolas. 

Esse processo foi desenvolvido por Michael Krzemnicki, do referido instituto, e Irka Hajdas, do Instituto Federal de Tecnologia suíço. 

A metodologia consiste na datação por carbono-14, um isótopo radioativo, vai desaparecendo com o tempo, e, conhecendo-se o ritmo a que este o faz, pode calcular-se a idade do material orgânico em que está presente.

Michael Krzemnicki, diretor da SSEF, referiu que estes novos métodos de laboratório têm uma vantagem quando se trata de distinguir diferentes tipos de pérolas e para o futuro da documentação da história das pérolas. 

A determinação da idade das pérolas permitirá melhorar a rastreabilidade na indústria e oferecer uma nova forma de documentar a origem, tanto das pérolas naturais, como das cultivadas.

fonte: Sol