quarta-feira, 27 de junho de 2012

Zoo australiano recolhe impressões das patas de 4000 animais

O dragão de Komodo Tuka a preparar-se para deixar a sua marca

O dragão de Komodo Tuka a preparar-se para deixar a sua marca 

O dragão de Komodo Tuka a preparar-se para deixar a sua marca

Pak Boon depois de deixar a sua marca

O dragão de Komodo Tuka a preparar-se para deixar a sua marca

As pegadas de Quokka ficam marcadas nas folhas 

O dragão de Komodo Tuka a preparar-se para deixar a sua marca

O pinguim Sr. Munro deixa as suas pegadas 

Com tintas e telas, os funcionários do Zoo de Taronga, na Austrália, recolheram as impressões das patas dos 4000 animais que lá vivem, tornando-os embaixadores de um projecto de conservação de elefantes na Tailândia, lançado nesta quarta-feira. 

Encorajados pelos seus tratadores, os mais variados animais – como um elefante, uma foca e um pinguim – mergulharam as patas numa tinta azul ou vermelha (não nociva) e deixaram a sua impressão numa folha branca. 

Este trabalho, que durou várias semanas, teve como objectivo “criar uma poderosa assinatura em nome da vida selvagem para inspirar as pessoas para a conservação”, explica o jardim zoológico em comunicado. Mais concretamente, para marcar o anúncio de um financiamento ao Parque Nacional Kui Buri, na Tailândia.

O Zoo de Taronga vai ajudar a financiar a construção e manutenção de duas estações de vigilância na fronteira daquele parque, para evitar os conflitos entre humanos e elefantes, num programa conjunto com o Zoo de Vitória. 

“Ao reunir as marcas dos animais, estamos a assinalar visualmente o compromisso de Taronga em nome da conservação da vida selvagem. E esperamos que os nossos visitantes também venham a participar”, disse o director do Zoo de Taronga, Cameron Kerr.

“Foi um trabalho muito divertido para muitos de nós no zoo. Vários animais, como o pinguim Mr. Munro, saltaram alegremente para cima da tela e deslizaram sobre o papel”, contou Kerr. Outros, “como as nossas focas, foram treinados para deixar a sua marca e foi surpreendente como algumas das impressões desafiaram as ideias pré-concebidas que tínhamos em relação a como tudo iria resultar”, acrescentou.

Simbolicamente, o zoo colocou a marca de Pak Boon, uma elefante fêmea de 3010 quilos, ao lado da marca do marsupial Acrobates pygmaeus, um dos mamíferos mais pequenos do mundo. “Esta foi uma forma única e humilde de ver a incrível diversidade dos animais ao nosso cuidado”, comentou Kerr.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário