quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Teoria aponta vida como resultado da colisão entre dois planetas


A Universidade de Rice aponta que o evento terá acontecido há 4.4 mil milhões de anos.

Um grupo de investigadores da Universidade de Rice elaborou a teoria que a origem da vida na Terra está relacionada com a colisão de um planeta semelhante a Mercúrio com a Terra, um evento que terá acontecido há cerca de 4.4 mil milhões de anos.

A teoria pode ajudar a dissipar dúvidas que têm permanecido entre a comunidade científica quanto à origem de vida na Terra. Entre essas dúvidas está a forma como foi possível manter carbono (um pré-requisito para a criação de vida) na Terra quando seria esperado que este elemento fosse libertado para o espaço ou tivesse evaporado como resultado do magma que nessa altura cobria a superfície terrestre.

Em experiências conduzidas em laboratório, a equipa responsável pela elaboração do estudo tentou recriar as condições de alta pressão e temperatura do nosso planeta na altura. Foi verificado que o carbono que compunha o planeta que colidiu com o nosso ficaria excluído do núcleo da Terra, passando a integrar o manto mais próximo da superfície de forma a criar condições para a origem da vida.

Como conta o Nature Geoscience, os investigadores admitem que por enquanto a teoria está assente em provas circunstâncias e que é necessário mais trabalho para reunir elementos que suportem esta teoria.


Sem comentários:

Enviar um comentário