terça-feira, 27 de setembro de 2016

Câmara de Sintra recupera monumento megalítico em Agualva

CMS 2581

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, assinou, esta quinta-feira, o auto de consignação para a recuperação e musealização da Anta do Carrascal, em Agualva.

A Câmara de Sintra investe cerca de 55 mil euros na recuperação deste monumento megalítico da pré-história, classificado como monumento nacional pelo IPPAR, desde 1910, e que – segundo Basílio Horta – “ é uma obra que tem um valor muito superior ao valor investido, pois corresponde à preservação da memória e da história do nosso concelho”. 

A Anta do Carrascal situada na freguesia de Agualva-Mira Sintra é um monumento megalítico da pré-história do tipo dólmen com corredor, datado de 3000 a.C.. Para o presidente da Câmara “esta intervenção significa a devolução do património histórico e arqueológico aos munícipes”.

O projeto prevê a recuperação, restauro e musealização desta sepultura pré-histórica, de forma a reverter o estado de abandono em que se encontra, conferindo-lhe assim o estatuto de bem patrimonial a ser preservado. Está ainda previsto um projeto de paisagismo para enquadramento da Anta, assim como o arranjo da área envolvente.


Sem comentários:

Enviar um comentário