domingo, 18 de setembro de 2016

Hubble tira imagens de cometa partido em pedaços


O observatório Hubble recebeu imagens incríveis do cometa 332P/Ikeya-Murakami que quebrou em pedaços, a 67 milhões de quilómetros da Terra.

O fenómeno foi registado por cientistas, revela o artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters.

Segundo David Jewitt, especialista da Universidade da Califórnia em Los Angeles, EUA, "sabemos que às vezes cometas se desintegram, mas não podemos dizer como e porque isso acontece."

Jewitt explica que esse processo ocorre de maneira rápida e na maioria das vezes os cientistas não recebem dados sobre tais fenómenos. "Graças à resolução fantástica do Hubble, vimos não só estilhaços pequenos e escuros do cometa, mas também conseguimos acompanhar sua vida durante alguns dias", conta. Jewitt e seus colegas fizeram esse descobrimento por mero acaso observando vários objectos nos arredores de Marte por meio do Hubble.

Em vez de um grande objecto, os cientistas viram 25 pontos luminosos nas imagens do Hubble que comprovam que o cometa iniciou a fase de desintegração e dispersão de suas partes no espaço.

Ao analisar as fotos, os astrónomos chegaram à conclusão de que, por razões desconhecidas, o cometa começou a girar rapidamente, o que, pelo visto, poderia causar desintegração do seu núcleo e sua fragmentação. A "cauda" desses fragmentos de estendeu a uma distância de aproximadamente 4 mil quilómetros. Segundo os cientistas, a fragmentação do cometa ocorreu em outubro ou novembro deste ano. Outra versão diz que os fragmentos do cometa se desintegraram dele enquanto ele girava, o fato que poderá explicar o cumprimento da sua "cauda".

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário