terça-feira, 28 de julho de 2015

Descoberto em França dente humano com cerca de 560 mil anos




O dente foi encontrado por dois jovens "arqueólogos" voluntários.

Um dente de um adulto, com uma idade calculada de 560 mil anos, foi descoberto na região de Tautavel, em França, por dois jovens "arqueólogos" voluntários e constitui para os cientistas "uma grande descoberta".

"Um grande dente de um adulto - um incisivo de um homem ou de uma mulher, não sabemos ainda dizer - foi descoberto durante as escavações, num nível de solo datado de entre 580.000 e 550.000 anos atrás", declarou hoje a paleantropóloga, Amélie Viallet, à agência noticiosa AFP.

"É uma descoberta importante porque temos poucos fósseis humanos deste período na Europa", sublinhou a investigadora, acrescentando que "é uma peça do puzzle que faltava para contribuir para a resposta à questão crucial: 'o homem de Neandertal, de há 120.000 anos, provem de uma única linhagem?'".

A paleontropóloga trabalha no Museu de História natural, em Paris, e no centro de pesquisa de Tautavel, uma vila perto de Perpignan que é um dos depósitos pré-históricos mais importantes do mundo.

Neste local, e após 50 anos de pesquisas feitas por milhões de voluntários de todo o mundo, foram agora já encontrados mais de 140 restos de esqueletos do "homem de Tautavel", um pré-neandertal que viveu ali há 450.000 anos.

Na quinta-feira passada, o dente humano foi descoberto por dois jovens voluntários franceses, Camille, de 16 anos, e Valentin, com 20, que trabalhavam nas escavações, informou Amélie Viallet.


Sem comentários:

Enviar um comentário