quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nave espacial russa está poucas horas de cair na terra


Fotografia © EPA / ROSCOSMOS

Previsão aponta para uma janela horária entre 22:45 de hoje e as 04.36 de amanhã. Uma hora mais específica deverá ser divulgada nas próximas horas. A nave deverá incendiar-se.


A cápsula espacial russa não tripulada que ia levar alimentos à Estação Espacial Internacional deverá incendiar-se na atmosfera na sexta-feira, no seguimento de uma avaria indeterminada que afetou as comunicações, disse hoje a agência espacial russa.


A aeronave 'Progress' deverá "terminar a sua existência no dia 8 de maio' entre as 00:45 e as 06:36, hora de Moscovo (menos duas horas em Lisboa), afirma-se no comunicado divulgado hoje pelas autoridades russas, que acrescenta que uma hora mais específica deverá ser divulgada. Cientistas calculam que a nave deverá cair no mar. Mas é apenas uma previsão. Siga aqui o percurso da queda da nave russa.



"A aeronave vai arder completamente quando entrar na atmosfera e apenas umas pequenas partes poderão chegar a atingir a superfície do planeta", disse a agência espacial, lembrando que todos os anos envia três ou quatro destas cápsulas espaciais não tripuladas e que depois, quando voltam para a Terra, incendeiam-se na atmosfera por cima do Oceano Pacífico.


A cápsula, de construção soviética geralmente reconhecida pela sua solidez, saiu para a Estação Espacial Internacional a 28 de abril, levando oxigénio, água e peças suplentes para o laboratório espacial que alberga seis astronautas e que não estão em perigo.Siga aqui o percurso da queda da nave russa.


Sem comentários:

Enviar um comentário