segunda-feira, 11 de maio de 2015

O Mistério das esferas 'extraterrestres' enterradas na selva tropical


Na década de 1930, enquanto desmatavam as florestas da Costa Rica para abrir espaço pro cultivo de bananas, operários da 'United Fruit Company' descobriram grandes esferas de pedra enterradas no solo.


E não foram apenas algumas esferas, mas centenas delas. Infelizmente a maior parte das misteriosas esferas foi destruída por caçadores de tesouros, que as explodiam acreditando (sabe-se lá de onde tiraram essa ideia) que havia ouro dentro delas, outras até sobreviveram ao vandalismo, mas foram se erodindo com o tempo... no final restaram poucas esferas intactas nos locais onde foram descobertas. Os tamanhos dessas bolas variam de alguns centímetros até 2 metros de diâmetro!


E para história ficar ainda mais misteriosa, os investigadores descobriram que a maioria das esferas são feitas de granodiorito, uma rocha muito densa, resistente e difícil de esculpir. Quanto a idade dos objetos, estima-se que foram feitas entre 600 e 1000, mas existem controvérsias: outros especialistas afirmam que os objetos podem ser muito mais antigos, já que o método de datação utilizado, que foi o de radiocarbono, não oferece resultados conclusivos, pois ele revela apenas detalhes da última localização onde as peças foram encontradas, mas não dizem nada sobre a época que elas foram criadas de facto.


Enfim, até hoje ninguém chegou a uma explicação definitiva sobre a origem das esferas, sua utilidade nem nada mais. Existem apenas especulações e teorias, que tentam ligar as misteriosas bolas à extinta Cultura Diquís, e por isso, elas são também conhecidas como 'Esferas Diquís'.


Claro que esse mistério todo deu muita margem a diversos mitos e crendices, tanto que pipocam até hoje várias teorias menos conservadoras e mais "empolgantes", dizendo que as esferas estão relacionadas com as estátuas gigantes da ilha de Páscoa, ou com o famoso monumento de Stonehenge e (como não podia deixar de ser) que são algum tipo de artefacto extraterrestre!


Aparentemente o mistério deve durar muito tempo ainda, se é que vai ser solucionado algum dia. Mas até lá, muitas outras explicações (estapafúrdias ou não) devem surgir. E você, arriscaria algum palpite sobre as misteriosas esferas de pedra da Costa Rica?