quarta-feira, 20 de maio de 2015

Minivaivém X-37B vai voltar ao espaço para mais uma missão secreta


Fotografia © U.S. Air Force

Aeronave deverá descolar hoje do Cabo Canaveral para a sua quarta missão, mais uma vez rodeada de grande secretismo.

A aeronave do programa espacial da força aérea americana vai regressar ao espaço, naquela que será a quarta missão, mais uma vez secreta. O minivaivém X-37B está previsto descolar nas próximas horas do Cabo Canaveral (deverá acontecer até às 19.45, hora de Lisboa, menos cinco na Florida).


Não se sabe quanto tempo o pequeno clone dos antigos vaivéns da NASA vai permanecer no espaço, mas apesar do secretismo da missão, foi divulgado pela força aérea que um dos objetivos é testar um propulsor para os satélites de comunicação apelidados de AEHF (Advanced Extreme High Frequency Satellite - satélites de alta frequência). O minivaivém transportará ainda material da NASA que será exposto ao ambiente espacial e depois estudado quando regressar à Terra.

Na última missão do X-37B durou 674 dias, tendo terminado em outubro do ano passado. "Estamos muito contentes com a quarta missão do X-37B. Com o sucesso comprovado das três primeiras missões, foi possível mudar o nosso objetivo inicial de testar o veículo para testar cargas experimentais", afirmou Randy Wallen, da força aérea americana.