quinta-feira, 14 de maio de 2015

Espécie rara de rã é descoberta na Serra do Japi, em Jundiaí


Serra do Japi tem mais de 30 espécies de anfíbios (Foto: Arquivo pessoal/ Fábio Perin de Sá)

Trabalho identificou rãzinha-de-riacho com variação desconhecida. Confirmação foi feita, basicamente, por análise molecular e recolha de ADN.

Uma espécie inédita de rãzinha-de-riacho foi descoberta e fotografada na área da Serra do Japi, em Jundiaí (SP), pelo biólogo e zootecnista Fábio Perin de Sá. 

O trabalho identificou que, entre as espécies desse animal que fazem parte da biodiversidade local, essa é uma variação totalmente desconhecida nos registros científicos da família Hylodidae.

O investigador recebeu apoio da base ecológica mantida na Reserva Biológica Municipal (Rebio) da Secretaria de Planeamento e Meio Ambiente da cidade. 

De acordo com a pesquisa, disponível pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a descoberta mostra ainda que a espécie nova é endémica, ou seja, só ocorre na Serra do Japi.

Ainda segundo a pesquisa, apesar de ser morfologicamente similar a outras espécies do género Hylodes, a nova espécie pode ser distinguida pelo seu padrão de coloração, suas características de canto de anúncio e por meio de análises moleculares.

fonte: G1