sábado, 9 de maio de 2015

É possível "ver" um trovão? Cientistas divulgam imagens


Para estudar o fenómeno os cientistas norte-americanos geraram relâmpagos artificialmente.

Cientistas norte-americanos captaram pela primeira vez a imagem de um trovão, reproduzindo as ondas de som criadas por um raio gerado artificialmente. As imagens, reproduzidas abaixo, foram apresentadas numa reunião das associações geofísicas norte-americana e canadiana.


Os trovões são as ondas sonoras geradas pelo aquecimento do ar originadas pelas cargas elétricas na atmosfera, mas segundo Maher A. Dayeh, um físico do Southwest Research Institute (SwRI), não é particularmente claro que processo físico contribui para o trovão associado ao raio.

"Todos os dias mais de quatro milhões de relâmpagos atingem a terra e no entanto a física por detrás deste processo violento ainda é pouco compreendida", diz Dayeh.

Para estudar o fenómeno os cientistas geraram relâmpagos artificialmente - lançando um foguete com fio de cobre para as nuvens. Com um sistema de 15 microfones a 95 metros do ponto onde o raio deveria incidir os investigadores construíram um "mapa acústico" do trovão, transformando os dados numa imagem.