O protótipo funciona a electricidade e é capaz de descolar verticalmente e mudar em pleno voo para uma configuração de asas na horizontal
A agência espacial norte-americana desvendou o seu novo veículo telecomandado capaz de levantar voo como um helicóptero e voar como um avião, desenvolvido no Langley Research Center, no estado da Virginia. O GL-10, ouGreased Lightning (raio brilhante, em português) tem dez motores eléctricos, pesa 24 kg e tem uma envergadura de asa de 3,05 metros.
Vídeo. Veja o voo do protótipo GL-10
Segundos os engenheiros, o drone pode ser usado para transportar pequenos objectos, vigiar campos agrícolas ou mapear terrenos. Uma versão maior será capaz de transportar entre um a quatro passageiros.
"Construímos 12 protótipos, começamos com modelos simples de espuma que pesavam 2,3 kg e depois modelos de 11,3 kg feitos em fibra de vidro, até chegarmos ao modelo de 24,9 kg do GL-10 feita em fibra de carbono", disse o engenheiro aeroespacial David North.
Segundo North, chegar ao produto actual não foi fácil: "Cada protótipo ajudou-nos a resolver problemas técnicos e ao mesmo tempo a reduzir os custos de produção. Perdemos alguns dos protótipos iniciais devido a 'aterragens difíceis', enquanto aprendíamos a configurar os sistemas de controlo de voo. Mas descobrimos coisas em cada uma dessas perdas e fomos capaz de seguir em frente."
fonte: Sábado
Sem comentários:
Enviar um comentário