quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Casal vai passear o cão e encontra tesouro escondido


Três das latas em que foram encontradas as moedas Fotografia © Reuters/Kagins', Inc

Casal encontrou 1427 moedas de ouro em perfeitas condições, datadas de 1847 a 1894, enterradas à sombra de uma árvore na sua propriedade. O tesouro, que pode ser o maior de sempre encontrado nos EUA, foi avaliado em dez milhões de dólares (7,3 milhões de euros).

"Não gosto de dizer que é algo único, mas nunca temos muitas oportunidade de lidar com este tipo de material, com um tesouro como estes", afirmou à AP o numismata Don Kagin, que representa o casal californiano que quer manter o anonimato. "É como se tivessem encontrado o pote de ouro no fim do arco-íris", acrescentou.

O casal, de meia idade, vive há vários anos na propriedade onde as moedas foram encontradas, em abril de 2013. Não fazem ideia quem as enterrou em seis recipientes de metal. O tesouro foi encontrado quando passeavam o cão e a maior parte das moedas será vendida através da Amazon. O casal vai usar o dinheiro para pagar as contas e ajudar algumas associações de caridade locais, indicou Kagin. "A preocupação deles era que não mudasse a forma como as pessoas os tratam, porque são felizes com a vida que têm", acrescentou.

Antes de venderem todas as moedas, os proprietários emprestaram algumas à Associação de Numismática Americana para serem mostradas no encontro anual da associação, que começa amanhã em Atlanta.

As moedas têm um valor facial de 27 mil dólares contudo, algumas são tão raras e estão em condições tão perfeitas, que há algumas que podem ser vendidas por um milhão de dólares. As moedas são de cinco, dez e vinte dólares e os peritos acreditam que não chegaram a entrar em circulação. A maioria foi cunhada em São Francisco.


Sem comentários:

Enviar um comentário