sábado, 13 de agosto de 2011

Encontrada lápide romana do século I em Castelo de Moura

Lápide encontrada durante escavações arqueológicas.

Lápide encontrada durante escavações arqueológicas

Uma lápide funerária do período romano foi encontrada em Castelo de Moura, Alentejo, durante escavações arqueológicas que acompanham a construção do Posto de Recepção ao Turista. A descoberta, dizem os arqueólogos, parece ser do século I depois de Cristo (d.C.).

O município explicou que, entre os achados, se descobriu a estrutura de uma edificação, ainda não datada, e uma lápide funerária do período romano, "provavelmente de meados do século I d.C.". A lápide poderá ter sido dedicada por Aemília Anulla ao marido e ao filho, respectivamente, M.N. Calvicius e L.N. Arrus.

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico das obras de construção do Posto de Recepção ao Turista têm sido dirigidos pelo arqueólogo José Gonçalo Valente, da Câmara de Moura.

A empreitada deverá estar concluída até final deste ano. Neste momento, também já está a decorrer a implementação da nova iluminação do Castelo, acções que pretendem requalificar o recinto. Segundo a autarquia, as escavações arqueológicas, no âmbito do acompanhamento das obras, têm permitido"significativas descobertas".


Sem comentários:

Enviar um comentário